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Consultório

No consultório, o foco de atuação é o público infanto-juvenil.  Assim sendo, o trabalho desenvolvido se desdobra em três vertentes principais, são elas:

Psicoterapia

Pautada pela teoria da Gestalt-Terapia, a psicoterapia busca auxiliar o cliente no desenvolvimento do seu potencial para viver uma vida plena. Isso acontece a partir da conscientização global em relação a si mesmo e ao mundo em que vive, potencializando a tomada de decisões que levem à ressignificação e resolução de conflitos internos e externos, o que promove uma melhor qualidade de vida. Nessa modalidade, além do trabalho com crianças e adolescentes, o público adulto também é atendido. 

Crianças aprendendo

A psicoterapia é realizada preferencialmente de forma presencial, podendo ser individual ou em grupo. O contrato terapêutico com as diretrizes e condições do trabalho a serem realizados, é estabelecido no primeiro atendimento com a pessoa e/ou com seus responsáveis.

 

Também é possível desenvolver atendimento em psicoterapia na modalidade online, o que acontece da seguinte forma:

Com crianças e adolescentes, será avaliada a viabilidade de encontros online a cada caso. Sendo possível, os atendimentos acontecerão por meio de vídeo chamadas individuais, realizadas semanalmente com a duração de aproximadamente 50 minutos. Apenas em situações específicas, o atendimento se dará com os responsáveis.

Além disso, são encaminhados orientações, roteiros de atividades e fichas de avaliação via email e/ou whatsapp (Atendimento assíncrono), em que serão passados aos responsáveis o que é estritamente essencial para se promoverem medidas em benefício da criança/adolescente, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo (CFP, 2005 - Art. 13). 

Na modalidade online com adultos, os atendimentos também serão por meio de vídeo chamadas, acontecendo semanalmente ou quinzenalmente, em formatos individuais com duração de aproximadamente 50 minutos. Nesses atendimentos, também são previstos o encaminhamento de orientações e roteiros de atividades por email ou whatsapp, sendo, desta vez, destinados ao próprio cliente.

Therapy Session

Psicodiagnóstico

No psicodiagnóstico, é desenvolvido uma avaliação cujo objetivo principal é identificar e compreender a queixa apresentada pelo cliente a fim de formular hipóteses diagnósticas. Esse processo acontece a partir da aplicação de um conjunto de métodos e técnicas de avaliação, o que inclui a realização de testes psicológicos. Durante o desenvolvimento do serviço em questão, a consideração da natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada dos comportamentos ou contextos é considerada de extrema importância, uma vez que as questões de ordem psicológica possuem múltiplas determinações.

Image by Ross Sneddon

Sendo assim, o psicodiagnóstico proposto consiste em uma avaliação psicológica que prioriza aspectos cognitivos, afetivos e sociais relacionados ao desenvolvimento humano e aos processos da aprendizagem. Tudo isso abarca um amplo diagnóstico clínico e situacional junto à família e escola, o que resulta em um plano de atendimento específico para cada caso.

Acompanhamento psicopedagógico

A partir do psicodiagnóstico, é elaborado um plano de atendimento específico para cada caso. Nele, são contempladas atividades de estimulação dos processos psicológicos básicos, necessários para o desenvolvimento biopsicossocial, bem como para a aprendizagem dos conteúdos escolares. 

Esses fatores englobam desde o desenvolvimento de habilidades - atenção, percepção, memória, linguagem, pensamento, psicomotricidade, criatividade - , como também referem-se a aspectos da personalidade, autoestima, motivação, dentre outras variáveis afetivas. Orientações à família e acompanhamento escolar são outros pontos envolvidos no trabalho desenvolvido.

crianças colorir

Além do atendimento psicopedagógico individual, também podem ser constituídos grupos de crianças por similaridade de queixas, sempre levando em consideração as especificidades de cada um dos pacientes. 

Um dos projetos de atendimento psicopedagógico que se destaca é o PORTHAS – Potencializando Recursos, Talentos e Habilidades Sociais, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação. O projeto PORTHAS tem como objetivo geral, a promoção do desenvolvimento psicomotor, cognitivo, emocional, psicossocial dos participantes, bem como a inclusão social e escolar dos integrantes do grupo.


Para participar do projeto, inicialmente a criança ou o adolescente passam por uma avaliação psicológica específica, a fim de identificar os indicadores de altas habilidades/superdotação. Caso os resultados da avaliação recomende, é feito o encaminhamento para o acompanhamento psicopedagógico. Os atendimentos  ocorrem em pequenos grupos, com no máximo cinco (05) integrantes com idades próximas, uma vez por semana, com duração aproximada de duas horas, em que são aplicadas de uma ampla variedade de estratégias e técnicas, de acordo com as necessidades individuais e do grupo. Além disso, há o acompanhamento das respectivas famílias e escolas, através de reuniões, palestras ou grupos de estudo.

Para saber mais sobre o PORTHAS entre outros projetos, entre em contato para uma apresentação mais detalhada!

Psicoterapia
Psicodiagnóstico
Acompanhamento psicopedagógico

Rua Misael Pedreira da Silva, 70, Sala 401
Ed. Medical Center - Vitória/ES

Telefone: 27 9942-7092
andreiaferreirapsicologia@gmail.com

Atendimentos

Seg - Sex: 8:00 – 20:00

Sábado: 9:00 - 16:00

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